3º ENCONTRO REGIONAL DE SUSTENTABILIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS:
Planejamento Ambiental para o Ordenamento Territorial
11 e 12
de dezembro
2019
Seja bem-vindo/a ao maior evento de Planejamento Urbano e Regional do Semiárido Potiguar!
APRESENTAÇÃO
O 3º ENCONTRO REGIONAL DE SUSTENTABILIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS: saúde, educação e interdisciplinaridade para o desenvolvimento no Semiárido (3º ERESPP-SEMIÁRIDO) agora versa sobre a possibilidade de discutir, analisar e divulgar pesquisas nas áreas de planejamento urbano e regional, focalizando principalmente a sustentabilidade e as propostas de políticas públicas pela perspectiva da saúde, da educação e do conhecimento interdisciplinar para o desenvolvimento do Semiárido brasileiro. O referido encontro proporcionará trocas de saberes/conhecimentos/experiências entre pesquisadores regionais, como também, a integração entre a graduação e a pós-graduação e demais esferas da educação; estimulando-os na busca de novos referenciais relativos à sustentabilidade regional e seus impactos na melhoria da qualidade de vida das pessoas residentes no Semiárido.
A primeira edição do evento versou sobre recursos hídricos e programas sociais no Semiárido. Já nesta segunda edição, o evento busca sua consolidação, ampliando seus campos de debate, perfazendo-os plural tal como o contexto semiárido. O ERESPP prontifica-se, pois, na promoção de um espaço de diálogo sobre a sustentabilidade da região semiárida por meio de reflexões das formas de bem estar regional, a partir das dinâmicas proporcionadas pelo fortalecimento das políticas públicas, nesse caso, focando nas políticas de saúde e de educação e as possibilidades de seu fortalecimento por uma visão territorial e interdisciplinar para o desenvolvimento das pessoas e das regiões.
Ressaltamos que, através do Campus da UERN em Pau dos Ferros-RN, o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) busca se consolidar como uma referência institucional que visa contribuir nas respostas e subsídios acadêmicos, técnicos e de inovação às esferas governamentais e à sociedade nos caminhos para o planejamento e o alcance do desenvolvimento territorial local sustentável.